data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Passaram 15 dias da publicação do decreto estadual que restringe a abertura de estabelecimentos considerados não essenciais em todo o Rio Grande do Sul por conta do coronavírus. As regras expiram às 23h59min desta quarta-feira. Com isso, o governador Eduardo Leite (PSDB) deve anunciar, ainda na quarta, novas regras para o funcionamento do comércio, que entrarão em vigor a partir de quinta.
Leitos do Hospital Regional devem abrir na próxima semana, garante governador
Durante a transmissão ao vivo diária feita por Leite, o governador explicou que ainda hoje serão apresentados ao Estado os primeiros resultados da pesquisa sobre a incidência do coronavírus nos gaúchos, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFpel). Os dados devem ser decisivos para a tomada de decisão sobre a flexibilização das regras.
Na sequência, o governador deve se reunir com integrantes do Comitê Científico do Gabinete de Crise, onde decidirá, com base em evidências científicas, os próximos passos do isolamento social no Estado. A decisão será anunciada publicamente na manhã de quarta-feira, junto com os dados da pesquisa da Ufpel.
Consultas pelo IPE Saúde podem ser realizadas por meios digitais a partir desta quarta
Na última quinta-feira, o Estado publicou uma atualização no decreto, que esclareceu sobre a abertura de restaurantes e lanchonetes, estabelecimentos de higiene pessoal e lojas de chocolate. Regulamentado por um decreto municipal, desde esta segunda restaurantes e lanchonetes voltaram a funcionar gradativamente em Santa Maria.
As aulas presenciais, cursos e treinamentos presenciais públicas ou privadas, municipais, estaduais e federais, e demais instituições de ensino, seguem suspensas até 30 de abril.